Notícias

10/09/2021 11:21

Cuiabá celebra nesta sexta-feira (10) o Dia do Lambadão

10 de setembro, dia do nascimento do cantor e compositor Chico Gil, é o Dia do Lambadão em Cuiabá, a fim de eternizar o ritmo alcançando gerações futuras, devido a Lei Nº 6.318/2018 de autoria do vereador professor Mário Nadaf (PV).


Francisco Guia da Silva, nascido em Poconé, faleceu em acidente automobilístico aos 47 anos. Seus maiores sucesso são as músicas “Bola dividida” e “Ei, amigo!”.

 

A lei também eleva à categoria de patrimônio cultural imaterial o lambadão cuiabano, com o intuito de valorizar o ritmo musical popularizado pelo artista Chico Gil, que ficou conhecido como Rei do Lambadão.

 

O parlamentar ressalta que a lei segue as normas da ‘Convenção da Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial’ adotada pela UNESCO em 2003. “O Lambadão de Cuiabá abrange as expressões culturais e as tradições de uma geração de ancestralidade que faz parte da identidade cultural mato-grossense, como o rasqueado, siriri e o cururu”.

 

Devido a Pandemia, não será realizado eventos em comemoração, mas uma data tão importante para a cultura deve ser exaltada. Feliz dia do Lambadão!


Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo