Notícias

05/09/2019 16:35

Optometristas lotam plenário da câmara para debater projeto de regulamentação

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou nesta quarta-feira (04), por requerimento do vereador Professor Mário Nadaf (PV), uma audiência pública que debateu a concessão de alvará para os profissionais de Optometria.

“Nós tivemos a coragem de enfrentar esse debate, que me motivou a buscar através do projeto de lei, um alvará para que eles (Optometristas) não trabalhem na clandestinidade. Eu quero abrir este debate, participando do grande movimento nacional, que inicia na Câmara Municipal, que vai repercutir no congresso nacional”, disse o parlamentar Mário Nadaf.

O oftalmologista especialista em prevenção de cegueira há mais de 40 anos, Pedro Silveira expressou sua opinião sobre o debate. “É interessante esclarecer para população, a necessidade de um profissional como o optometrista, que trata da saúde e não a doença, a população tem que saber que existe um profissional que vai dar a ela o direito do acesso ao exame de vista, que hoje é monopólio de um grupo pequeno, que não tem acesso devido aos altos custos do exame”, Concluiu.

Já o vereador Abílio Jr. (PSC) ressaltou que muitas pessoas ainda estão aguardando o serviço de optometria. “excelente audiência pública, o vereador Mário Nadaf iniciou com a intenção de discutir questão de alvará e levantou um tema muito mais importante, que é a quantidade de pessoas que estão aguardando para fazer exames de vista.”

De acordo com o presidente da Associação Mato-grossense dos Optometristas, Rildo Bezerra, o optometrista sustenta que o exame que atesta a necessidade de usar óculos não é invasivo e identifica somente distorções da visão causadas pelo formato do olho de cada pessoa. “O profissional de optometrista faz a medição da acuidade visual em um olho sadio, diferente do oftalmologista que trabalha no globo ocular, em cirurgias, tem a função de cuidar de doenças, não medição da acuidade visual”, afirma o presidente.

Durante a audiência foram mostrados o formato de trabalho e atuação de ambas as classes, e o projeto dos optomestristas continua tramitando na Câmara Municipal de Cuiabá, os vereadores professor Mário Nadaf e Abilio Jr. darão continuidade ao debate, levando o discurso para o âmbito federal.

Mais de 200 profissionais marcaram presença no Plenário das Deliberações e quase 5 mil visualizações na transmissão ao vivo.

Estiveram presente os vereadores, Misael Galvão (PSB), Diego Guimarães (Progressistas), Vinicyus Hugueney (Progressistas), Dilemário Alencar (PROS), Felipe Wellaton (PV) e Abílio Jr. (PSC). Participaram da formatação da mesa o advogado do Conselho de Óptica e Optometria, Fabio Luiz da Cunha, e os médicos oftalmologistas, Miguel José Calix Neto e Renato José Bett Correia, quem presidiu a audiência foi o professor Mário Nadaf.

 

Assessoria Vereador Mário Nadaf (PV)


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo